Nada mais urgente que a recolocação de pessoas principalmente num time comercial.
Parece que todos entram em polvorosa ou pelo menos quem depende diretamente do resultado da equipe. Habitualmente num time comercial cada um tem uma responsabilidade com relação aos números a serem alcançados e com uma pessoa a menos no time significa que os outros deverão fazer mais que o número (meta) estabelecido para que o resultado aconteça e sabemos que isto não é fácil.
Temos a urgência de colocar um colaborador que se adapte, que entenda do dia-a-dia da empresa e comece a ter resultados. Pensamos que….precisamos de alguém com urgência para vencer este desafio, não temos tempo a perder, que poucas ou apenas 1 entrevista pode resolver o nosso problema e que podemos colocar o primeiro que se sair um pouco melhor no processo.
Com isto, perdemos a oportunidade de procurar pessoas que estejam mais alinhadas com a Empresa com relação ao perfil e conhecimento.
Pare pra pensar..Quanto tempo passamos com as pessoas no nosso trabalho? Muitas vezes mais do que passamos com pessoas da nossa família, nao é mesmo?
A escolha é sua em ter pressa! O apressado come cru.
Você entrevista alguém tao bom que você quer escolher logo aquela pessoa e deixar todo o processo de lado. As vezes é a sua pressa que faz crer que o conhecimento e perfil são adequados ao cargo.
Nem para o escolhido é algo profissional. Fazer entrevista e dizer para começar amanhã demonstra uma falta de organização, desespero e não valoriza também o colaborador, não é mesmo?
Entao, cabeça fria, ter urgência na contratação muitas vezes é ter retrabalho e o custo é alto. É um custo invisível, o que nao significa que nao exista.
Que custo é este? É o tempo de alguém permanecer apenas 3meses, 6 meses ou mesmo 1 ano, o tempo de treinamento, o tempo de recrutamento e seleção, os conhecimentos estratégicos do seu negocio. Não é uma fatura, um boleto, mas se não tiver atento pode achar que está tudo bem.
Então o que podemos fazer para que isto não aconteça?
1 – Entender que o custo maior, a perda maior é correr para colocar alguém que nao esteja dentro do perfil estabelecido. Pensar apenas na meta que precisa ser atingida, é pensar de forma imediatista. O mais importante é escolher alguém para fazer parte da sua família corporativa e a contratação você quer que seja por longo prazo.
Realizar esta tarefa com pressa você pode encorrer em erros. O que não quer dizer também que o tempo que leva para uma contratação está diretamente relacionada ao acerto, mas quanto mais cuidado e mais padronizado (fases) melhor para chegar no objetivo.
2 – Estabelecer o perfil para a vaga e selecionar pessoas que se encaixem com o que você planejou.
Escolaridade, peculiaridades do seu negocio, conhecimento técnico etc..
Exemplo: Se você procura um vendedor para abordar pessoas na rua, fique atento as peculiaridades do seu negocio e quais as habilidades que são mais importantes que este colaborador tenha.
3 – Você precisa ter uma quantidade grande de candidatos, por que ao longo do processo ou das fases irão restar cada vez menos opções. E lembre-se… se você está buscando diamantes, não é fácil garimpar.
Para que você tenha opções, busque o maior número de candidatos, o mínimo de 10 pessoas por fase.
Se a tua seleção é composta de 4 fases. Tenha no mínimo 40pessoas.
4 – Estabeleça um processo bem definido para garimpar estes diamantes.
Quantas fases serão?
Quais as fases? (estabelecer desafios que façam sentido e testem habilidades importantes no dia-a-dia de vendas.
Hoje em dia, a equipe de vendas cada vez mais se comunica por email ou whatts. É muito importante que uma das fases avalie este quesito.
(vamos falar mais sobre isto)
5 – O líder precisa estar tranquilo com a escolha.Se estiver com duvidas, nao contrate. Nâo tem solução mágica para trazer para a Empresa aquele que dará mais resultados. Mas, os envolvidos precisam estar seguros da decisão.
Além disto, o líder não precisa escolher apenas pessoas que tenham o seu jeitão, pelo contrário, é erro. O contraponto no conjunto é muito importante.
Lembre-se não é só você que está selecionando pessoas, o candidato também está selecionando um lugar para trabalhar. Demonstre neste primeiro contato todo o profissionalismo que a sua empresa tem.